POAPMC
Programa Operacional de Apoio às Pessoais mais Carenciadas
O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas pretende ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal. Considerando que as principais causas são estruturais, mas agravadas por factores conjunturais, o Programa foi desenhado (tendo como foco os referidos objectivos) numa lógica de intervenção mediante apoio alimentar e outros bens de consumo básico, assim como no desenvolvimento de medidas de acompanhamento que capacitem as pessoas mais carenciadas a vários níveis, promovendo assim a sua inclusão.
O Programa visa, com a sua actividade, diminuir as situações de vulnerabilidade que colocam em risco a integração das pessoas e dos agregados familiares mais frágeis, reforçando as respostas das políticas públicas existentes.
Este Programa é composto por várias medidas tendo o CSP se candidatado à Medida 1 – Distribuição de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade. São destinatários finais desta medida os indivíduos e/ou as famílias que se encontrem em situação de carência económica, equiparado ao conceito aplicável no âmbito do subsistema de acção social pelo organismo responsável pela execução das políticas de protecção social. São ainda destinatários finais as pessoas sem-abrigo e as pessoas na situação de indocumentadas, de acordo com as regras em vigor no subsistema de segurança social.
Atualmente o CSP distribui géneros alimentares por 85 elementos.